ONG Fitovida realiza a 2ª Oficina de Serra do Mel - RN

Será amhanhã, terça-feira (13), a promoção da 2ª oficina realizada no município de Serro Corá/RN. A oficina faz parte do Projeto TFCA - Funbio e visa a capacitação para o desenvolvimento de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental, produção de insumos básicos, desenvolvimento de bioprodutos, cultivo agroecológico e criação de empreendimentos comunitários. O primeiro encontro no município foi realizado em 31 de julho e foi viabilizado através da parceria com a Escola Estadual Padre José Anchieta.

Na comunidade a fitovida está desenvovendo atividades trabalhando esse projeto que é voltado para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva abrangendo todo os elos da caatinga a prateleira. Com isso pretende-se capacitar os participantes utilizando técnicas de manejo e sustentabilidade, a fim de que aprendam um novo ofício utilizando os recursos naturais disponíveis na sua região de forma sustentável.

Este projeto visa também preparar a comunidade para enfrentar os desafios provocados pela seca. Assim, a partir da utilização sustentável das riquezas da caatinga, será possível produzir sabonetes, óleos corporais, extratos, shampoo, bioprodutos.

Está previsto oficinas teóricas e práticas para aprendizagem contínua. Haverão aulas de campo, visita a fábricas parceiras do projeto, além de todo o apoio técnico para a criação de futura cooperativa.

A Escola E. P. José de Anchieta está apoiando esta iniciativa cedendo a infraestrutura local e conta com a participação de todos os estudantes e comunidade e o apoio fundamental do profº Roberto de Araújo

Publicado em: 12/08/2013