Fitovida incia Oficina 3 de técnicas de produção agroecológica em Cerro Corá e auxilia no processo educativo da comunidade

No último dia 16 de novembro, a equipe da Fitovida iniciou a oficina 3, do projeto Funbio TFCA,  de técnicas de produção agrocológica em Cerro Corá-RN. Esta etapa tem por objetivo implementar canteiros para o plantio de mudas de diversas espécies para fins culinários e industriais, como a extração de óleos essenciais para cosméticos. Além disso, esses canteiros serão utilizados para aulas expositivas junto aos alunos da Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos do Assentamento Santa Clara II, possibilitando um maior conhecimento sobre o meio ambiente.

 

Para ministrar essa aula, foi convidada a engenheira Florestal graduada pela UNB e mestranda da USP, Clarissa Aguiar. Também contribuiram para execução da oficina a assessora da Fitovida Sabine Oliveira e José Marques.

 

No primeiro momento foi decido junto com a comunidade a melhor localização para construção dos canteiros e da composteira e logo após foi delimitado a área total de 20 canteiros a serem implementados. Cada canteiro foi demarcado com o uso de estacas feitas pela comunidade. Os canteiros terão 20m de cumprimento, 80 cm de largura e 15cm de altura, tendo um espaçamento entre canteiros de 40cm.

 

Todo o trabalho foi realizado com a participação dos integrantes da comunidade. que trabalharam intensamente durante toda a manhã.

 

As próximas etapas da oficina, incluem o cercamento da área total dos canteiros, fornecimento e implementação do sistema de irrigação e fornecimento e plantio das mudas.

 

Durante toda a atividade a comunidade se mostrou muito interessada pela nova etapa do projeto e bastante entusiasmada com o futuro promissor desses plantios. Apesar do sol alto e quente, a comunidade se esforçou para demarcar as áreas do modo mais alinhado possível, o que exigiu a colaboração de todos na atividade, sendo perceptível uma forte união e parceria dos integrantes: comunidade e Fitovida.

Publicado em: 18/11/2013