IFRN E Ong Fitovida do incio a parceria no projeto mulheres mil

Nesta quarta-feira(20), ás 15h, no Campus Central do IFRN Natal, haverá a abertura do módulo Profissionalizante em Fitoterapia do Projeto Mulheres Mil.  O curso será ministrado através de um convênio firmado entre o IFRN e a a ONG Fitovida (Associação de Desenvolvimento de Produtos da Sócio Biodiversidade) entidade que desenvolve trabalho de preservação ambiental e geração de renda utilizando plantas do Bioma da Caatinga. A Fitovida realiza essas atividades desde 2005,  em diversos municípios do RN, com prática do manejo sustentável e preservação da mata nativa.

O projeto Mulheres mil tem por objetivo que mulheres de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano tenham acesso a uma formação educacional, profissional e tecnológica. Em 2013 foram selecionadas 100 mulheres para participar do programa do IFRN. Dessas, 25 mulheres optaram por se inscrever no Módulo de Fitoterapia e Produtos Naturais.

Para Zelita Rocha, presidente da ONG, essa é uma oportunidade para difundir e manter vivo o comenhecimento tradicional sobre o uso sustentável da sociobiodiversidade brasileira, especialmente, da caatinga. “Trabalhamos com o manejo sustentável para fabricação de sabonetes, óleos e extratos, chás. São produtos chamados não madereiros, isto é, mantém a planta viva. Utilizamos uma coleta seletiva de galhos obtidos através de poda. Dessa forma é possível aliar a geração de renda e manutenção da mata nativa em pé”, afirmou a presidente da Fitovida. “Sensibilizamos os participantes para necessidade da preservação ambiental e para combater o processo de desertificação na caatinga. Lembramos a eles que quando retiramos nossa matéria prima preservando o meio ambiente, não haverá escassez do pruduto. Assim há um cuidado para manter a planta viva como fonte da produção e renda para o homem e o meio ambiente agradece”, complementou.

O módulo contará com aulas práticas em três indústrias parceiras da ONG que trabalham com conceitos de repartição de benefícios na área de fitoativos e fitocosméticos. A carga horária é de 72h, sendo realizado de 20 de fevereiro a 22 de março.

O curso é coordenado pela prof.ª do IFRN Maria Soares de Macedo, Coordenadora de Projetos e Relações Comunitária, e pelo Assessor Técnico da Fitovida Leandro Dantas.

Publicado em: 18/02/2013