Fitovida dá continuidade as ações de implantação de viveiro em Cerro Corá/RN

Com o objetivo de dar continuidade as ações de implantação dos viveiros em Cerro-Corá/RN  no assentamento de Santa Clara II Vila B, a equipe da Fitovida esteve no município nos últimos dias 28/02 e 01/03. Durante esses dois dias a equipe de campo acompanhou o crescimento das mudas  deixadas em viagens anteriores na comunidade, trabalhou no planejamento da implantação do viveiro de mudas nativas e realizou visitas de campo para buscar sementes das plantas nativas.

Foi definido anteriormente que a primeira muda a ser trabalhada nos viveiros será a Arnica, que possui interesse econômico de comercialização junto aa empresa Mapric. Para esse viveiro foi definido um espaço de 20 x 10 m² e destinado um terreno da Escola que já vem sendo utilizado nos trabalhos da Fitovida de horta comunitária. Além disso, foi discutido o projeto de irrigação e os materiais necessários para o início do viveiro.

Na ida ao campo foram coletados sementes e frutos de Ameixa Vermelha. Foram feitas estacas de Umbu Cajá e feitas medições para o viveiros. Também foram feitas tentativas de obter a muda de Aroeira por propagação vegetativa através de ramos encontrados pelo chão devido aos ventos.

Na avaliação do técnico Jordan Medeiros a visita técnica foi bastante proveitosa, pois avançou na concretização dos objetivos do Projeto que é gerar renda e atuar na conscientização da importância da preservação ambiental.

Publicado em: 03/03/2015