Semana do Meio Ambiente em Natal: “Vida Saudável. Cidade sustentável”

Semana do Meio Ambiente de Natal acontecerá de 05 a 14 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O tema escolhido foi “Vida Saudável. Cidade sustentável” e contará com atividade diversas, além de ações de educação e sustentabilidade ambiental; atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida.

A Prefeitura de Natal, por meio da Semurb, envolveu várias secretarias que estarão desenvolvendo atividades dentro das suas respectivas funções. Vários parceiros, como universidades, faculdades e empresas ligadas ao tema estão engajadas na Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 5 a 14 de junho no Parque da Cidade. A programação foi debatida de forma a proporcionar que toda a cidade, toda a sociedade possa debater o tema, que é de suma importância para a humanidade.

Destaques da programação: 1ª Alvorada Ecológica; 1º Concurso de Desenho e Produção Textual em Prosa e Verso; Conexão Viver Bem Edição Especial;  Pegada Ecológica Itinerante; Blitz Educativa de Meio Ambiente; Caminhada do Rio Pitimbú; ECOcine e projetos África Viva e a Sombra da Mangueira Especial.

 

No dia da abertura a Funcarte/Secult elaborou uma programação que inicia com a Alvorada Ecológica. No Parque da Cidade, os visitantes que chegarem para a prática diária de exercício, às 5 horas, serão recebidos ao som dos músicos instrumentistas Diogo Guanabara e Chico Bethoven até às 8h.

Em seguida, será inaugurado o Museu Aberto de Esculturas e apresentação do músico Carlinhos Zens. O Museu Aberto de Esculturas foi possível, graças ao Edital aberto pela Funcarte/Secult, destinado a fomentar, promover e difundir a produção artística potiguar para aquisição de sete esculturas de artistas potiguares. 

Às 8h, será aberta a primeira trilha natural do Parque da Cidade e um grupo de alunos de uma universidade particular irão percorrer a trilha com ajuda de um guia. São três trilhas num mesmo percurso de 1.660 metros. A trilha menor (Bromélia) tem 300 metros e é destinada a crianças e pessoas com pouco costume de caminhar; a segunda (Preá),tem 800 metros e a maior (Embaúba), 1.600 metros.

A Semana do Meio Ambiente será aberta, oficialmente, às 9 horas pelo prefeito Carlos Eduardo, que vai autografar o livro “Para uma História do Parque da Cidade”. Após a abertura, será dado início a série de palestras e debates sobre o Meio Ambiente. No dia 5 e ao longo da Semana, serão entregues certificados de “Amigos do Parque da Cidade” aos parceiros que contribuem para o bom funcionamento da Unidade de Conservação.

Parque das Dunas terá "bicicletada"


O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Idema) por meio do Parque das Dunas realiza nesta quinta-feira (4) a Primeira Bicicletada do Parque. O evento, faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente que acontece até o próximo domingo (7). O objetivo, além de garantir diversão à população no feriado de Corpus Christi, é despertar as pessoas para o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, além de levá-las até o Parque das Dunas, local da chegada do passeio.

A concentração acontece amanhã, a partir das 8h da manhã na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Praia Shopping. A largada está prevista para acontecer às 8h30, desse mesmo local e a chegada será no Parque das Dunas. Ao todo, serão percorridos 9 quilômetros.

PROGRAMAÇÃO - 5 DE JUNHO
 
5h às 8h – Intervenções Artísticas nos portões “B” e “E” do Parque da Cidade
 
 
8h – Inauguração do Museu Aberto de Esculturas e apresentação de Carlinhos Zens.
 
9h – Abertura solene com o prefeito Carlos Eduardo e apresentação da programação do Dia Internacional do Meio Ambiente.
 
 
Mesas Redondas
Local: Auditório
 
9h30 às 11h
Mesa 1- (Semurb). Tema: Gestão e Responsabilidade Ambiental
•    Profª Marjorie F. S. Medeiros, Engenheira Civil, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Educação;
•    Terezinha Martins, Analista de Conservação, Programa Cerrado Pantanal, WWF Brasil;
•    Drª Maria de Fátima Costa, Juíza do Tribunal de Justiça
 
 
11h às 12h – Mesa 2 – Tema: Cultura: Sociedade Sustentável
•    Meio Ambiente Natural e Cultural para uma sociedade sustentável – Drª Andrea Costa, superintendente do IPHAN;
•    Meio Ambiente e a Memória Musealizada para uma sociedade sustentável – Drª Wani Pereira;
 
12h às 13h30 – INTERVALO
 
13h30  às 14h30 – Local: Auditório – Exibição de documentários da TV Câmara
•    Dom Nivaldo Monte;
•    Questões Sustentáveis da Cidade;
•    Parque da Cidade
 
 
 
14h – Apresentação “Fragmento do Mar” do Grupo de Dança Gaia – UFRN, no Salão do Memorial Natal.
O Grupo de Dança da UFRN é um projeto de extensão da UFRN com pesquisas na área de Dança. O GDUFRN está em atividade permanente desde 1992. Com uma história de produção criativa e educativa no campo da Dança, o Grupo vem se configurando como um espaço de aprendizado, pesquisa e divulgação da dança no RN.
 
 
 
Oficinas:
•    14h às 16h - Designer de lixo: oficina para reaproveitamento de objetos descartados no lixo, que serão utilizados para confecção de objetos de decoração e acessórios.
Público alvo: jovens acima de 10 anos
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas
 
•    09h às 11h e 14h às 16h - Origami: o artista plástico Eugênio Batista Rangel fará demonstrações da técnica do origami durante todo o dia para os visitantes interessados em aprender um pouco desta arte milenar;
 
•    14h às 16h - Contação de histórias: oficina para contação de histórias, levando as crianças a embarcarem no universo lúdico das histórias infantis;
Público alvo: geral
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas
 
•    14h às 16h - Brinquedos recicláveis: oficina com o objetivo de ensinar crianças e adultos a utilizar elementos do dia a dia para criar brinquedos.
Público alvo: jovens acima de 10 anos
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas

 

Publicado em: 05/06/2015